Elaboração de scripts de abordagem
Elaboração de scripts de abordagem
Assessoria de cobrança/Cobrança Interna
Neste tópico, mostraremos algumas maneiras de abordagem em operações de cobrança.
Mantenha o tom de voz sereno, e fique a vontade, não use gíria.
Olá, gostaria de falar com o Sr(a)..............., sou da empresa (nome da empresa)
É bem comum perguntarem o motivo, seja sucinto diga: Sou da empresa (nome da empresa) e tenho um assunto importante para o Sr(a)................
Com o devedor na linha:
Sr(a) ................ sou da empresa (nome da empresa), assessoria jurídica (nome do cliente).
Tente confirmar dados cadastrais e caso ocorram alimente o sistema ou confira, caso tenha dados em tela cite-os para gerar confiança.
Em seu nome, existe um debito referente a ...... no valor de R$ .... e está vencido desde...... O valor atualizado desta dívida é R$ .... posso enviar um boleto para pagamento a vista?
Caso negativo, tente proceder com um acordo.
Estou percebendo que este valor a vista é inviável, podemos seguir com um acordo em parcelas? Temos algumas opções.
Apresente as opções.
Parcelamentos, descontos etc
Objeções básicas
- A situação está um pouco difícil para todos, isso é uma verdade, mas nosso cliente autorizou o parcelamento em X vezes, o que o Sr(a) acha?
Pense um pouco, pois dívidas crescem devido a juros, entendo como uma boa oportunidade de negociar.
Caso haja negativas
Entendo suas condições atuais e para ajuda-lo ligarei em outra ocasião a fim de sanar esta pendencia. Meu nome é (diga seu nome) agradeço pelo tempo em linha, bom (dia, tarde, noite).
Sem emprego (desempregado)
- Quando foi que ocorreu a dispensa?
Caso tenha sido há pouco tempo, argumentar sobre o seguro desemprego, e pausadamente ir buscando uma alternativa.
- O Sr(a) já recebeu a rescisão?
- Está recebendo o seguro desemprego?
- O Sr(a) já pensou em conseguir o dinheiro com parentes e amigos, a fim de liquidar esta divida? Pois os juros e multa não param de correr e o valor poderá subir muito. Além disso, com o nome no SPC e Serasa dificulta ainda mais uma possível recolocação no mercado.
Parente morto
- Realmente é doloroso para todos a falta de um ente querido. Mas não podemos esquecer que a vida continua e a dívida poderá dificultar ainda mais a situação.
Problema de saúde
- Algumas vezes passamos por estas situações. Mas não podemos esquecer que a vida continua e a dívida poderá dificultar ainda mais a situação.
Prescrição da dívida
- O código civil prevê algumas situações de prescrição, mas temos seu debito conosco e estamos com autorização para negociar este valor da melhor maneira possível. Há interesse?
Nossa meta é resolver a situação sem intervenção do departamento jurídico.
Negociação com sucesso
- Sr(a) ....... foi um grande avanço este acordo. Vou citar os dados do acordo:
Valor total R$ ...... em X parcelas de R$ ........ todo dia X. Os boletos serão enviados para o email.... , favor confirmar o recebimento.
Para informação: Caso o acordo não seja pago, o acordo será cancelado e a restrição em seu nome será reativada. Meu nome é (nome operador), desejo sucesso.
Agradecimentos (... )
Recado Pessoal ou Caixa Postal
- Por favor, informe ao Sr(a) …………… para entrar em contato com (empresa), no telefone …….., hoje. Atendemos no horário ...............
Conheça o Sistema MaxSmart gestão de cobrança
Até o próximo post !
Comentários
Postar um comentário