Estratégias de recuperação de crédito



Estratégia de cobrança

Maneiras efetivas de abordar clientes inadimplentes e aumentar as chances de recuperação do crédito utilizando estratégias adequadas.

Sempre nos deparamos com situações difíceis em nosso dia-a-dia em operações de cobrança. Muitas vezes, temos dificuldade em agir sob certas circunstancias. 

A proposta deste conteúdo é apresentar alguns tópicos que possam trazer uma luz. 

Boa leitura! 

As melhores estratégias de recuperação de crédito podem variar dependendo do tipo de empresa e do perfil do inadimplente, mas algumas estratégias que costumam trazer bons resultados são:

  • Negociação personalizada: entrar em contato com o cliente e buscar entender sua situação financeira atual, para oferecer uma solução de pagamento personalizada, que seja viável para ambas as partes.

  • Uso de multicanais de comunicação: utilizar diferentes canais de comunicação para entrar em contato com o cliente, como e-mail, telefone, SMS e até mesmo redes sociais, para aumentar as chances de sucesso na negociação.

  • Acompanhamento constante: manter um acompanhamento constante do cliente inadimplente, para entender se ele está cumprindo o acordo de pagamento e oferecer ajuda caso surjam novas dificuldades financeiras.

  • Análise de dados: utilizar análise de dados para identificar padrões de comportamento de clientes inadimplentes e traçar estratégias mais efetivas de cobrança. Sistema de cobrança é fundamental.

  • Abordagem mais amigável: adotar uma abordagem mais amigável e menos agressiva durante as negociações, para criar um clima de confiança com o cliente e aumentar as chances de que ele cumpra o acordo de pagamento.

  • Campanhas de incentivo ao pagamento: desenvolver campanhas de incentivo ao pagamento, como descontos para quitação à vista, parcelamentos com juros reduzidos e brindes para clientes que regularizarem suas dívidas.

É importante lembrar que, independentemente da estratégia adotada, a empresa deve sempre respeitar os direitos do consumidor e seguir as leis e regulamentações que regem a atividade de cobrança.

Se quiser conhecer um sistema de cobrança, acesse: MaxSmart - Sistema de Gestão de Cobrança

Até mais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elaboração de scripts de abordagem